segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Uma sala confortável e inclusiva

Você sabia como deve ser uma sala de aula inclusiva?

Não só os alunos com necessidades especiais precisam de salas adequadas, mas todos os alunos precisam de salas onde possam circular livremente, participar, aprender, ouvir, com conforto e segurança.



" Organizar a sala de aula não é uma tarefa muito difícil. Basta uma lousa, mesas e cadeiras, materiais didáticos e, é claro, alunos e professor, certo? Mais ou menos. Todos esses elementos não podem faltar em uma sala adequada. Porém, existem detalhes que fazem do ambiente um lugar seguro, confortável e acessível para todas as crianças - o que, sem dúvida, colabora para o aprendizado. Você já parou para observar se na sua classe o piso escolhido evita acidentes? Se os móveis têm cantos arredondados? Se as crianças com deficiência física podem circular com facilidade?"



Revista Nova Escola, dezembro de 2005

"O termo educação inclusiva deve ser aplicado não só aos deficientes ou aos alunos com necessidades especiais. Essa é uma proposta que deve, sim, ser estendida a todos os estudantes. E que deve beneficiar inclusive o professor, que deve ser conscientizada da importância dessa prática quando da sua formação profissional."

Ana Paula Novaes



3 comentários:

Viviane Leal disse...

oI ELACI,

sEU BLOG ESTÁ BEM LEGAL!!!

GOSTEI MUITO DA REPORTAGEM SOBRE A SALA DE AULA.

ABRAÇOS
VIVIANE

ESCOLA MUNICIPAL COM. JONATHAS T. DE CARVALHO disse...

Oi Elaci,

Fico feliz por vê que a sua competência de sala de aula está também sendo utilizada na tecnologia(rsrsrsrs).
Seu blog está muito bom.
Tenho certeza que sempre terá bons materiais (pesquisa, informativo e etc.)
Sucesso!!!
Bjs,
Nelma Virgínia

Gel disse...

Gostei do que li.
Sucesso